terça-feira, 3 de agosto de 2010

O narcisimo nos dias de hoje

O Mito de Narciso conta a história do jovem Narciso, filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liriope, um jovem de beleza indiscutível. Ao ver sua imagem refletida, pela primeira vez, em um rio, Narciso morreu afogado, tentando tocar seu próprio reflexo. Morreu por admirar a própria beleza.

Esse mito me faz pensar um pouco em nossa sociedade atual, na qual o físico muitas vezes é mais valorizado que o intelecto. Possuir boa aparência tornou-se virtude importante, e isso faz com que muitas pessoas (em sua maioria, mulheres) ponham sua própria saúde em risco ao submeterem-se a cirurgias plásticas ou lipoaspirações sem autorização médica. Sou completamente a favor de pequenas intervenções cirúrgicas desde que haja a devida segurança, quando a operação beneficiar a mulher e puder elevar sua auto-estima. No entanto, há casos de mulheres hipertensas, por exemplo, que se submetem a cirurgias de lipoaspiração mesmo sabendo que estão pondo em risco a própria vida, ou, em outros casos, de mães que optam por não amamentar seus filhos para que seu seio não sofra qualquer tipo de modificação.

Para a psicologia, o conceito de narcisismo diz respeito a voltar amor para si próprio. O excesso ou a falta desse “narcisismo” caracterizaria, portanto, uma patologia. Imaginemos uma gangorra. É assim que a energia libidinal deve voltar-se, ora para si, ora para o outro. É extremamente saudável a nível psíquico que a pessoa possa cuidar de si, fazer algo de que gosta, dormir bem, tirar férias, reservar horas de lazer durante a semana. Da mesma forma, é importante que se possa, em outras situações, ajudar o outro, se voltar para o próximo, oferecer carinho. Quando bem “ajustada”, a gangorra do narcisismo faz com que saibamos qual o limite de pensar em nós mesmos (e isso inclui cuidar da própria imagem) e de pensar no outro. Entretanto, nossa sociedade atual vem valorizando em demasia os atributos físicos, a “juventude eterna” e a beleza, de forma que valores acabem sendo trocados por muitos de nós que convivemos nessa sociedade.

É importante parar um pouco para pensar a que lado estamos investindo nossa energia narcísica. É fácil encontrar pessoas que trabalham tanto, por exemplo, que não possuem nem mesmo tempo para cuidar de si, ficar com a família, sair com os amigos. Assim como há aqueles que se preocupam tanto com seu próprio “mundo” que não conseguem perceber o outro. O excesso, tanto de um lado quanto do outro, é prejudicial à saúde mental. Por isso sempre é recomendável que, no meio dessa correria toda do dia-a-dia, se possa prestar atenção em nosso próprio comportamento, evitando, assim, que nossa “gangorra” suba sempre para o mesmo lado.

3 comentários:

  1. Muito interessante. Nunca tinha lido nada sobre isso! Genial a metáfora da gangorra!
    Aguardo novas publicações

    ResponderExcluir
  2. Achei uma merda quem escreveu eh um lixo e você vai pro inferno

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo texto, a metáfora da gangorra foi fantastico.
    referente ao comentario deste ser humano, o de 2015. é triste saber que ainda vivemos e viveremos com opiniões assim.

    ResponderExcluir